Nossa casa é um reflexo daquilo que somos. É na decoração, por mais econômica e simples, que imprimimos a nossa personalidade, deixamos nossa marca no ambiente em que moramos. E, para quem está montando a casa ou, até mesmo, trocando algumas peças da décor, a escolha dos tapetes para sala de estar é muito importante.
Tanto que essa é uma das peças que devem ser deixadas como último detalhe e a ser escolhido e comprado. Quer um exemplo do porquê dessa dica? Se o seu sofá tiver estampas marcantes ou for muito colorido, o melhor será encontrar um tapete mais discreto — e vice-versa.
Quer uma ajuda para saber quais são os passos fundamentais a seguir na hora de escolher a peça ideal para enfeitar a sua sala de estar? Elaboramos um passo a passo para você seguir. Continue a leitura!
1. Fique atento ao tamanho
Assim como na moda, cada vez mais há liberdade de escolha na decoração. Mas algumas dicas podem ser seguidas para que o ambiente fique mais harmonioso. Uma delas tem a ver com o tamanho ideal do tapete em relação à sala onde ele será disposto.
Decoradores e designers de interiores costumam apoiar-se em uma regra: que cerca de 20 a 30 centímetros do tapete fiquem embaixo do sofá e das poltronas laterais. Caso haja, também, uma estante ou um móvel para a TV, ele deve ficar logo na frente deles, não embaixo.
2. Escolha bem as cores
Essa é uma opção que depende de qual é o seu objetivo com o tapete. Se ele for o destaque da décor, deve ter cores marcantes, contrastantes, que atraiam os olhares assim que entramos no ambiente.
Mas se ele for apenas um complemento, pode ter cores e texturas mais neutras, de sisal ou felpudos. Então, antes de decidir, conheça todas as opções de tapetes para sala de estar disponíveis.
3. Opte por materiais resistentes e de fácil limpeza
Não é só de beleza que vive uma sala de estar! Na prática, temos que pensar também na manutenção e limpeza do ambiente — e isso tem relação direta com a escolha que você deve fazer na hora de comprar tapetes para a sala de estar.
Observe algumas das opções de materiais disponíveis e saiba como é a higienização deles antes de optar por um:
Algodão
Maciez e preços mais baixos fazem do algodão uma boa escolha de material para o seu tapete. Principalmente como alternativa à lã. O problema é que eles acabam durando menos.
A limpeza pode ser feita com detergente neutro e, dependendo do tipo de tapete, pode ser lavado na máquina.
Lã
Esse é um dos materiais mais resistentes e aconselháveis se você quiser comprar um produto que vai durar por mais tempo. Além da beleza e da alta qualidade, os tapetes de lã natural têm mais resistência aos ácaros.
Como dissemos, porém, os tapetes de lã costumam ser mais caros. Para a limpeza, use o aspirador de pós ao menos duas vezes por semana e sabão neutro.
Polipropileno ou poliéster
Quer resistência e material menos propenso a manchar? Então, você deve escolher tapetes feitos à base de polipropileno.
Normalmente as fibras sintéticas garantem bom isolamento térmico e são muito fáceis de limpar.
Nylon ou antron
Outra dica de material resistente e de higienização facilitada. Além disso, dificilmente seu tapete sofrerá com manchas, umidade, insetos e desgaste.
Além das dicas que demos anteriormente, alguns outros cuidados devem ser observados. Se houver idosos ou crianças em casa, é importante que os tapetes sejam antiderrapantes. Caso contrário, você pode colar fitas que tenham essa característica embaixo deles.
Agora que você já sabe o que precisa para escolher tapetes para sala de estar, continue conosco e aprenda essas dicas para tirar manchas do tapete e fazer com que eles durem muito mais tempo na sua casa!