Como decorar a mesa para o dia a dia? Confira 4 dicas simples!



Blog UAU

Como decorar a mesa para o dia a dia? Confira 4 dicas simples!

Arrumar a casa para receber amigos e familiares é sempre muito prazeroso. Uma mesa bem colocada, por exemplo, consegue deixar o horário de qualquer refeição mais agradável. Momentos especiais, como almoços de aniversário e jantares comemorativos, podem ser enriquecidos com uma mesa posta bem organizada. Contudo, isso também vale para o dia a dia, deixando as refeições mais convidativas. Por isso, vamos falar sobre como decorar a mesa.

Muita gente pode pensar que uma mesa bem-arrumada e bonita é frescura, mas a disposição e a organização de talheres e louças torna mais fácil não só o momento de servir, como também a degustação e a retirada dos objetos que já foram usados. Neste post, vamos dar dicas simples de como montar uma mesa para momentos especiais e para o dia a dia.

Confira!

Por que decorar a mesa?

A mesa posta, como é conhecida, faz toda diferença na hora de receber pessoas queridas e na rotina diária de uma família. Se reunir em volta de uma mesa para comer e conversar aproxima as pessoas e torna o momento da refeição ainda mais agradável e amigável.

Uma mesa de café da manhã bem organizada, por exemplo, certamente nos proporcionará um dia agradável e com mais disposição. Além disso, a decoração de uma mesa proporciona aos convidados uma experiência única e memorável em ocasiões especiais.

Como decorar a mesa?

Organizar pratos, talheres e copos pode parecer difícil, mas é uma tarefa simples e fácil. No dia a dia ou quando recebemos amigos e parentes, é natural querer decorar a mesa para que todos se sintam confortáveis e acolhidos. Nessa hora, é preciso combinar cores e acessórios de decoração para transmitir harmonia e beleza.

Veja algumas dicas para decorar a mesa!

1. Combine as cores

Defina o estilo que deseja e combine cores, entre toalhas, louças e decoração. Para quem deseja um ambiente mais sofisticado, é possível usar elementos de inox e prata, além de cristais e velas. Já para proporcionar um toque minimalista, a combinação de preto e branco ou de branco e vermelho dá muito certo. Os tons de madeira, palha e couro oferecem uma decoração rústica para o ambiente.

2. Conheça regras de etiqueta

Entender a disposição dos pratos, talheres, copos e taças na mesa é outro ponto importante na hora de decorar. Para refeições mais simples, não são necessários tantos objetos, basta adaptar ao que será usado e montar a mesa conforme seu gosto.

Lembre-se:

  • prato no centro;
  • faca à direita;
  • garfos à esquerda;
  • colher de sobremesa acima do prato;
  • copos ou taças no topo do prato à direita;
  • guardanapo dentro do prato ou abaixo dos talheres.

3. Escolha louças coringas

O jogo de jantar é um elemento-chave nesse processo de decoração. Para garantir um bom conjunto, escolha louças coringas de porcelana, cerâmica ou, até mesmo, aquele prato garimpado da família. Louças coringas combinam com tudo e podem ser usadas para as mais diversas situações.

4. Faça os itens de decoração

Muitas vezes, comprar objetos para a decoração não está nos planos, mas não é por isso que você vai deixar de decorar sua mesa com carinho e criatividade. Crie você mesmo seus itens de decoração, como sousplat de tecido, guardanapos e velas. Assim, sua mesa ficará mais charmosa e autêntica.

Portanto, agora que você sabe como decorar a mesa, use sua criatividade e inspiração para elaborar um ambiente mais prazeroso, tanto para ocasiões especiais como para o dia a dia. Com uma mesa bonita e bem posta, você transforma cada refeição em um momento único e especial.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça os itens essenciais para decorar sua mesa de café da manhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *