Você sabe como decorar a cozinha? Para muitas pessoas, esse é o lugar favorito da casa e, por esse motivo, é importante saber decorá-la corretamente para que ela transmita uma sensação de conforto e aconchego.
Como a decoração é um conceito que pode ser bastante amplo, neste post, reunimos algumas dicas de como colocá-la em prática com opções simples e baratas. Confira!
Escolha o estilo
O primeiro passo para saber como decorar a cozinha de forma simples e barata é escolher o estilo da decoração que será utilizado nesse ambiente. Para isso, é preciso entender o que agrada os moradores e, depois dessa pesquisa, verificar se o estilo combinará com os outros cômodos — ainda mais se eles forem integrados.
Para escolher o que mais faz sentido para a sua casa, não existe muito segredo. Com uma busca simples na internet você já consegue juntar algumas fotos de inspiração. Depois, é só tentar reproduzir e adaptar as referências ao seu bolso, para que não saia mais caro que o planejado. Lembre-se de optar por um estilo que proporcione uma boa organização do espaço para não correr o risco de ter muitos objetos acumulados.
Troque a cor das paredes
Pode parecer muito simples, mas o fato de simplesmente trocar a cor de uma ou de todas as paredes da cozinha já dá uma cara totalmente nova ao ambiente. Com uma pintura nova, o ar do cômodo fica mais renovado.
Caso o desejo seja pintar apenas uma parede, é preciso levar alguns pontos em consideração. Prefira escolher a que seja o maior destaque do ambiente — aquela para a qual todos olham primeiro ao entrar — e pense bem na cor. Geralmente, as cores mais vivas são as mais indicadas.
Faça uso de prateleiras
Os armários podem dar a sensação de o ambiente ser menor do que realmente é. Além disso, alguns projetos planejados podem ser bem caros. Por isso, uma alternativa é trocar os armários por prateleiras. Elas ajudam a aumentar o espaço útil da cozinha, além de deixar os utensílios do dia a dia ao alcance.
Caso combine com o estilo da sua decoração, nichos feitos com caixotes de madeira também são uma boa opção para tomar o lugar das prateleiras e armários. Com isso, é possível reaproveitar objetos que seriam descartados e transformá-los em itens totalmente novos. Só é preciso tomar um cuidado redobrado com a limpeza, já que os objetos ficarão mais expostos, ok?
Reutilize objetos
A ressignificação de objetos é uma tendência que cresce cada vez mais, e a decoração se beneficia — e muito — dela. Latas de molho, chá e achocolatado em pó, que geralmente acabam no lixo, podem se transformar em objetos funcionais ou decorativos na cozinha. Uma camada de tinta ou revestimento com papel adesivo ou tecido podem transformá-las em porta-talheres exclusivos, por exemplo.
As garrafas de vidro também podem se encaixar nesse conceito. Elas podem permanecer lisas ou com as etiquetas originais — que dão um charme a mais — e virar vasos de flores ou qualquer outro objeto decorativo. Além de proporcionar uma decoração barata, o reaproveitamento de objetos diminui o descarte de lixo. Não é legal?
Agora que você leu sobre como decorar a cozinha, já tem todo o conhecimento para transformar a sua. Lembre-se que as dicas apresentadas são apenas sugestões, não sendo necessário seguir tudo à risca. Em decoração, vale muito mais o sentimento e a intenção do que regras do que é certo e errado.
Gostou do conteúdo deste post? Então aproveite para conhecer 5 dicas para decorar um apartamento alugado!