Mas você sabia que usar o pote errado pode prejudicar a sua saúde? Continue a leitura e descubra se é melhor usar potes de vidro ou de plástico!
Potes de plástico
A vantagem de usar os potes de plástico é que eles não quebram tão facilmente e são bem mais leves que os de vidro. O problema é que pouca gente sabe dos cuidados necessários ao usar potes desse tipo.
Além de absorver mais odores e sabores por conta da porosidade, o maior dos perigos é o fato de que, por serem fabricados a partir do petróleo, quando em contato com alimentos, eles podem liberar toxinas. Se aquecidos, o risco de contaminação é bem maior, principalmente quando levados ao micro-ondas.
O componente mais perigoso é o bisfenol A (BPA), um produto que tem como objetivo proporcionar mais flexibilidade ao plástico e que está presente em recipientes de armazenamento, mamadeiras, garrafas de água e vários outros utensílios.
Alguns estudos já indicam que essa substância pode estar relacionada a problemas hormonais e cardíacos, alterações no sistema reprodutivo, infertilidade, obesidade, aborto e risco de câncer.
No Brasil, o uso dessa substância para a fabricação de plásticos direcionados a acondicionar alimentos foi proibida pela ANVISA desde janeiro de 2012. Entretanto, ainda existem vários a venda e sendo utilizados normalmente.
Potes de vidro
Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior. Apesar de os potes de vidros serem mais pesados e quebrarem mais facilmente, eles podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna seu consumo consciente.
Para economizar, você pode reaproveitar potes de palmito, de azeitona e de molhos de tomate. Contanto que sejam de vidro e a tampa esteja intacta, é preciso apenas lavar e utilizar para armazenar os alimentos.
Também existem excelentes opções disponíveis para compra em diversos formatos e tamanho. Alguns são hermeticamente fechados e aumentam ainda mais a durabilidade de alimentos como arroz, feijão e biscoitos. A lavagem é simples, basta utilizar detergente e água fria.
Pote de vidro ou plástico: qual o melhor?
A resposta para essa pergunta é: depende. Se você já tem alguns potes de plástico em casa, não precisa deixar de usá-los. Você pode utilizá-los para guardar grãos, farinhas e outros alimentos secos. Só não coloque comida quente, nem os leve ao micro-ondas. Nesses casos, opte sempre pelos de vidro. Você também pode checar no fundo do pote de plástico se ele tem BPA. Basta verificar se há um triângulo com os números 3 ou 7.
Agora que você sabe quando usar recipientes de vidro ou plástico, basta separar os seus potes de acordo com o material e o uso.
Quer conferir outras dicas incríveis como essa? Assine nossa newsletter e receba conteúdos direto em seu e-mail!