Você sabe realmente como limpar o quarto de bebê? Esse é um dos ambientes da casa que requer uma atenção especial ao ser higienizado, para evitar problemas respiratórios e alérgicos na criança.
Uma limpeza completa pode ser feita duas vezes na semana. Porém, no decorrer dos dias, algumas ações devem ser realizadas com maior frequência, como passar um pano nos móveis para tirar o pó.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Comece pela organização
Organizar o quarto antes de começar a limpeza facilita o processo. Primeiramente, busque eliminar tudo que já não é mais necessário, como algumas roupinhas que já não cabem mais no baby. Retire também tapetes e cortinas para lavar, capas de almofada e colchas do berço. Somente depois inicie a limpeza. Mas atenção, para fazer qualquer tipo de limpeza, é importante retirar o bebê do quarto.
Use sempre aspirador de pó
Um truque bem importante para evitar que a poeira se propague por todos os móveis e paredes é evitar o uso de vassoura e optar pelo aspirador de pó. O aspirador também pode ser utilizado para retirar a poeira de cortinas, almofadas e poltronas. Caso não pretenda lavá-los, com esse método, fica fácil eliminar ácaros, fungos e bactérias.
Utilize um pano úmido para limpar o chão
Para retirar alguns resíduos que permanecerem após aspirar o quarto do bebê, é importante passar um pano úmido para que fique tudo bem limpinho. Para exterminar diversos micro-organismos, você pode diluir uma dose pequena de desinfetante que tenha cheiro ameno em uma porção de água. Mergulhe o pano na substância, esprema bastante e passe no piso, inclusive embaixo de todos os móveis.
Desinfete o que puder
Em tempos de pandemia, o certo é desinfetar o máximo de locais e objetos do quarto do bebê, principalmente se ele já estiver engatinhando ou andando. Lave com água e sabão tudo que for possível, como brinquedos e enfeites do ambiente. Desinfete também os móveis, com álcool 70%, caso seja possível. Ao aplicar produtos para eliminar os agentes nocivos, é indicado não colocar a criança em contato com esses objetos por, pelo menos, um dia.
Passe flanela nos móveis
Alguns bebês têm grande tendência em adquirir problemas respiratórios, como bronquite. Por esse motivo, é válido eliminar o máximo de quantidade de pó do quarto. Não há necessidade de passar o aspirador de pó todos os dias, mas também não é aconselhado utilizar espanador. Apenas pegue uma flanela seca ou ligeiramente úmida para retirar as poeiras dos móveis.
Lave as cortinas e tapetes com regularidade
Alguns profissionais de saúde não indicam o uso de tapetes felpudos para o quarto dos bebês. Mas eles podem compor a decoração, desde que recebam bastantes cuidados. Alerta-se que os tapetes e cortinas sejam lavados ou trocados todas as semanas para evitar a propagação de diversos micróbios e o acúmulo de poeira.
Sabemos que o sistema imunológico da criança ainda está em desenvolvimento e a sua pele é muito sensível. Por isso, é importante saber muito bem como limpar o quarto de bebê. O ideal é comprar os produtos de limpeza que têm menor potencial químico e cheiros suaves, como os ecológicos, para não agredir a saúde dos pequeninos nem causar desconforto, sobretudo respiratório.