Lustres e pendentes estão cada vez mais presentes na iluminação e decoração dos lares. Essas peças suspensas, além de sinônimo de luxo e elegância, fazem toda a diferença na funcionalidade do ambiente, já que muitas vezes são essenciais na luminosidade do espaço.
Como luminárias são fabricadas a partir de inúmeros materiais e, na maioria dos casos, composta por várias peças, é necessário limpar frequentemente e com cuidado redobrado, evitando que a iluminação seja prejudicada e que a poeira se acumule.
Quando estão localizadas em áreas abertas ou de circulação, como varandas e escadas, acumulam ainda mais resíduos, tornando a limpeza semestral indispensável.
Pensando nisso, separamos 4 dicas de como limpar lustres, que vão ajudar você a realizar essa tarefa sem precisar contar com profissionais. Continue a leitura!
1. Desligue a energia elétrica
O primeiro passo para a limpeza das luminárias é garantir a segurança de quem vai realizar o procedimento. Antes de tudo, para evitar choques elétricos e outros acidentes, tire o objeto da tomada ou desligue o disjuntor.
A dica é escolher um momento do dia em que haja luz natural o suficiente para você visualizar bem o ambiente e realizar a tarefa adequadamente. Não se esqueça de esperar as lâmpadas se esfriarem por completo.
2. Prepare o ambiente e a luminária
Devido à fragilidade do material, o ideal é remover o lustre ou o pendente para tornar a limpeza mais fácil e completa, apoiando-o em uma superfície plana e revestida com um tecido macio.
Quando não for possível, preencha os bocais das lâmpadas com folhas de papel toalha para que nenhum produto ou água danifique a peça e coloque um pano no chão na direção da luminária para conter os resíduos.
3. Remova a poeira
Após a preparação, chega o momento de remover a poeira, principalmente se essa faxina estiver sendo adiada há algum tempo. Use um pano limpo ou espanador para remover a sujeira mais grossa.
Continue a limpeza a seco com uma flanela ou com o bocal pequeno do aspirador para tirar todo o pó presente em cada canto e peça do lustre. Essa etapa evitará que as impurezas causem riscos na próxima fase.
4. Aplique produtos adequados
A principal dúvida a respeito de como limpar lustres é sobre qual produto utilizar. Alguns materiais exigem apenas detergente neutro, mas quando estiver engordurado ou com poeira impregnada, não será o suficiente.
Ao escolher o produto de limpeza, evite aqueles que contêm álcool, pois, como são abrasivos, podem danificar a peça. Fique atento também se ele é compatível com o material da luminária. Caso ela seja de madeira, por exemplo, precisará receber uma camada de lustra móveis.
Notou como limpar lustres é uma tarefa mais simples do que parece? Basta usar o produto adequado, evitando abrasivos que oxidam as peças, bem como escovas ou flanelas macias, para não riscar o objeto. Espere a luminária secar antes de ligá-la novamente e, para alcançá-la, suba apenas em escadas e móveis reforçados onde você tem apoio total dos pés.
Caso tenha dúvidas sobre qual produto de limpeza usar em suas luminárias, pode contar com a gente! Nós certamente temos o ideal para você! Entre em contato!