Passo a passo: como limpar filtro de barro corretamente?



Blog UAU

Passo a passo: como limpar filtro de barro corretamente?

Você sabia que o filtro de barro é considerado um dos mais eficientes do mundo para o consumo de água? Essa invenção brasileira se mostrou eficiente na eliminação de microrganismos e impurezas, deixando a água própria para o consumo humano, sem prejudicar a saúde. Mas, para que ele funcione da maneira adequada, é preciso entender como limpar filtro de barro.

É o que vamos mostrar para você neste post! Quer saber como garantir água fresquinha e pura em sua cozinha todos os dias? Continue a leitura!

Limpando o filtro de barro: por onde começar?

Como mencionamos, não adianta você escolher o filtro de barro por saber que ele é considerado um dos mais eficientes do mundo, se não souber como usá-lo adequadamente. Por isso, desde o momento em que ele é comprado e colocado na sua cozinha, você deve fazer a higienização dele. Assim, garante água fresquinha e saudável, além de fazer com que ele dure mais tempo.

O primeiro passo é lavar bem as suas mãos antes de começar a limpeza. As recomendações estão no manual de fabricação do objeto, mas você pode seguir as dicas que daremos aqui. A principal regra é que nenhum produto químico seja usado na higienização do filtro de barro, pois ela pode estragar o material e deixar um gosto desagradável na água.

Use, portanto, somente água abundante e uma esponja macia. Importante: a esponja não deve ter sido usada anteriormente, ou seja, pegue uma que servirá apenas para a higienização do seu filtro. Lave a parte interna e externa, mesmo que tenha acabado de comprar o filtro. Então, seque-o com um pano limpo e monte-o para colocar a água.

Como tirar o gosto nos primeiros usos?

As primeiras filtragens costumam deixar a água com um sabor característico. Por isso, a recomendação é que os primeiros 10 ou 12 litros de água filtrada sejam descartados. Depois disso, pode consumir à vontade, com a certeza de que estará tomando água de qualidade.

Como a limpeza da vela deve ser feita?

A vela é que garante a eficiência do seu filtro de barro e, por isso, merece cuidados especiais. Sua limpeza é feita da mesma forma que o restante, ou seja, apenas com água abundante e uma esponja macia e nova.

Elas podem durar até nove meses, dependendo da sua manutenção. Para isso, devem ser limpas (assim como o filtro) frequentemente. Isso pode ser feito a cada 15 dias ou sempre que você perceber que ela está ficando amarelada.

E a área externa, como higienizar?

É comum que surjam manchas de bolor na parte externa do filtro de barro. Isso ocorre devido à troca de gases em razão da absorção de água na parede do filtro. É isso, aliás, que faz com que a água chegue ao copo fresquinha. Para limpar, vale as mesmas recomendações: use um pano umedecido com água regularmente, sem nenhum produto químico, mesmo do lado de fora.

Agora que você já sabe como limpar filtro de barro do jeito certo, já pode garantir água fresca e livre de contaminantes em casa, sem grandes dificuldades. Mas se o que você quer é também ficar livre da sujeira e manter a sua cozinha cheirosa e higienizada, procure fazer a limpeza com produtos de qualidade, que não fazem testes em animais e que darão um toque especial de conforto e aconchego ao seu lar, como a linha oferecida pela UAU.

Aliás, aprender a limpar a casa com eficiência, mas sem tomar muito tempo do seu dia a dia pode ser fácil. Quer saber como? Baixe o nosso guia de limpeza rápida e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *