Você programou já no dia anterior qual roupa vestir e, quando tirou do cabide, sentiu cheiro de mofo. Quem nunca passou por essa situação desagradável? O cheiro de mofo nas roupas é resultado de um fungo que se prolifera em ambientes quentes, úmidos e com pouca ventilação.
Se não for combatido corretamente, o mofo pode se espalhar para fora do guarda-roupa e impregnar outros tecidos e móveis da casa. Vale lembrar que, além do incomodo do odor, esse fungo é nocivo à saúde, principalmente para aquelas pessoas com alergias respiratórias.
Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário se desfazer da peça. Seguindo alguns passos e utilizando os produtos certos é possível reverter a situação e deixar suas roupas novas em folha. Confira as 4 dicas que trouxemos para você!
1. Limpeza da máquina
Se o cheiro de mofo nas roupas também está presente naquelas que acabaram de sair da máquina de lavar, talvez o fungo esteja sendo acumulado dentro do próprio equipamento. Inspecione cada canto da parte interna, principalmente as borrachas responsáveis por vedar a porta usada para introduzir as peças.
Comprovando a existência do mofo, basta colocar uma pequena quantidade de UAU Cloro Ativo e esfregar com uma escova. Deixe agir por 10 minutos e tire os excessos.
2. Exposição ao sol
Nem todo mundo sabe, mas o sol é um grande aliado no momento de tirar cheiro de mofo de tecidos. Isso porque os fungos responsáveis pelo odor não resistem ao ambiente quente e seco que o sol proporciona.
Você pode utilizar essa dica também quando o mofo já estiver causando pequenas manchas. Basta retirá-las com a ajuda de uma escova e sabão e deixá-las expostas ao sol por duas horas.
3. Ebulição e congelamento
Estas dicas podem ser as mais surpreendentes no momento de tirar cheiro de mofo das roupas, mas realmente funcionam! A pratica da ebulição é recomendada apenas para tecidos resistentes, como toalhas. Ferva uma quantidade de água o suficiente para molhar as peças por completo e derrame-a sobre elas. Deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.
Caso o tecido seja delicado, você pode fazer o procedimento ao contrário. Coloque a peça dentro de um saco plástico e coloque-a no congelador. Após 2 dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter em temperatura ambiente.
4. Produtos da UAU
Mesmo que a água sanitária tire facilmente mofo das roupas, ela também pode ser altamente prejudicial ao tecido, causando manchas irreversíveis. Sendo assim, utilize produtos específicos para a lavagem de roupas, como o Lava Roupas UAU Active. Caso o odor esteja muito forte, utilize 130 ml do produto e, se a peça já apresentar manchas, aplique uma parte da dosagem diretamente sobre ela.
Se o cheiro de mofo aparecer na roupa depois de uma secagem forçada, como em dias sem sol, utilize o UAU Passa Roupas Gatilho. Basta espirrá-lo na peça e passar normalmente com o seu ferro.
Seguindo as dicas que apresentamos, nunca mais o cheiro de mofo nas roupas será um problema para você. Porém, mais importante do que saber como tirá-lo, é se prevenir contra esse tipo de fungo.
A principal medida a ser tomada é garantir que seu armário esteja sempre bem arejado e sem umidade. Para isso, deixe portas abertas por algumas horas toda semana e, se possível, deixe o móvel posicionado em um local em que bata sol e que esteja afastado alguns centímetros da parede. Outra forma de combater a umidade é por meio de saquinhos de sílica em gel; basta colocá-los nos cantos do móvel.
Quer deixar suas roupas ainda mais cheirosas? Experimente usar o amaciante da UAU! Além de macias, suas peças ficam cheirosas por até 2 meses!