5 dicas para deixar os ambientes da sua casa mais espaçosos!



Blog UAU

5 dicas para deixar os ambientes da sua casa mais espaçosos!

Sua casa é pequena ou está tão cheia de coisas que você tem a sensação de que tudo fica entulhado? Saiba que, mesmo se o imóvel for grande, dependendo de como você projeta a decoração, ele pode parecer claustrofóbico. Por outro lado, alguns cuidados podem ser tomados para que você consiga ambientes mais espaçosos, sem necessariamente ter que derrubar paredes.

Neste post, vamos dar a você 5 dicas para conseguir esse efeito, mesmo nos apartamentos menores. Confira o artigo, tente aplicar algumas ideias e descubra como o resultado será incrível!

1. Planeje bem o tamanho dos móveis

A primeira coisa a se pensar ao tentar fazer com que seu imóvel tenha ambientes mais espaçosos é investir em um bom planejamento para a disposição dos móveis, apostando em itens harmônicos e que caibam nos cômodos, sem que fiquem muito apertados. Às vezes, achamos que o certo é comprar móveis pequenos, mas isso pode ser um erro.

Dependendo dos casos, é melhor ter poucos móveis grandes do que muitos pequenos. Isso favorece a circulação e facilita, inclusive, a limpeza dos cômodos. Um bom exemplo disso é a famosa mesa de centro: se a sala não tiver espaço suficiente, ela só servirá para que você tenha que desviar dela para não tropeçar!

2. Invista em espelhos para sensação de amplitude

Uma tendência de decoração que há alguns anos vem conquistando as pessoas é a instalação de espelhosnas paredes. Ele pode estar localizado, inclusive, em uma sala de jantar, conferindo charme especial ao ambiente.

Quanto menor o espaço, maior pode ser o espelho, desde que seja liso. Cuide para colocar em uma parede que realmente ofereça essa sensação de amplitude (pode ser ao fundo da sala, por exemplo).

3. Use o mesmo piso para ampliar ambientes

A integração dos ambientes está na moda, e isso não é à toa. Com os apartamentos construídos em um tamanho cada vez menor, esse tipo de decoração acaba favorecendo a ampliação dos cômodos. É o caso das cozinhas americanas, com a parede aberta para a sala.

Mas há um truque para que esse efeito seja ainda melhor. O piso dos ambientes integrados deve ser igual, no material e na cor. Isso vale para cozinha com sala e para sala com os quartos, por exemplo. Cores mais claras e neutras também favorecem a amplitude.

4. Cuidado para não sobrecarregar a decoração

Tente não sobrecarregar a decoração com uma quantidade muito grande de objetos. Isso acaba fazendo com que a sensação de que está tudo entulhado permaneça, mesmo que você siga nossas outras dicas.

A organização também favorece a criação de ambientes mais espaçosos em sua casa. Portanto, invista em caixas organizadoras, prateleiras e nichos, por exemplo, que poderão ajudar nisso e dar um charme aos cômodos onde serão usadas.

5. Aposte na iluminação

A incidência de sol no imóvel também é determinante para conseguir a sensação de que ele é maior. Ambientes escuros sempre dão um ar de que são menores do que parecem. Caso o seu apartamento tenha cômodos onde não há claridade natural, invista em um bom projeto de iluminação artificial para compensar.

Por fim, lembre-se de que manter o seu imóvel limpo, criando uma rotina que não sobrecarregue o seu tempo, também ajuda muito na sensação de ambientes mais espaçosos. Não deixe de seguir essas dicas e você verá como a sua casa ficará muito mais gostosa.

Este conteúdo ajudou você a ter boas ideias? Aproveite para descobrir o que fazer para deixar a sua casa perfumada o dia inteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *